Sobre o Sítio

O Gerânio é uma flor rústica, resiliente e que se
propaga gentilmente. Geranium significa essência divina de gerar, criar, incessantemente.

Nossa história

O Sítio Geranium é um centro de referência em Educação Socioambiental e produção de alimentos orgânicos. Também oferece espaço para realização de cursos e eventos. O Sítio funciona como um ambiente vivo para trocas, aplicação, ensino e pesquisa de conhecimentos e técnicas que possibilitem o desenvolvimento de uma cultura da sustentabilidade.

O Sítio Geranium foi criado inicialmente como uma chácara particular pela odontopediatra Maria Abadia e pelo engenheiro civil Marcelino Barberato em 1986. O aprendizado em agroecologia começou durante o I Encontro de Agricultura Alternativa da UNB, realizado naquele mesmo ano. Em um momento de transição, o casal abandonou a vida de um condomínio fechado para morar no meio do cerrado e iniciar a produção de alimentos orgânicos. As cidades em volta cresceram (Ceilândia, Samambaia e Taguatinga) e o interesse pelo fortalecimento de ações socioambientais também. Vieram então o cultivo de ervas medicinais, mudas de árvores nativas e uma infinidade de conhecimentos e práticas ecológicas, fundadas na permanente capacitação da equipe que gerencia o Sítio e na parceria com diversas instituições, faculdades e colaboradores. Com os anos os sonhos se expandiram e ações também. Atualmente, além do trabalho com agroecologia o Sítio desenvolve atividades ecopedagógicas e também eventos.

Equipe

A equipe do Sítio é na verdade uma grande família. São moradores e funcionários que contribuem todos os dias para que a nossa semente seja plantada e depois colhida por todos que nos visitam. Temos orgulho dessa família que se fortalece a cada dia de amor, união, companheirismo, alegria e muita sustentabilidade.

A Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek - ARIE JK

A Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek (Arie JK) foi criada pela Lei n. 1.002/1996. Situada entre as cidades de Samambaia, Ceilândia e Taguatinga, a Arie JK é extremamente importante para a garantia da preservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos que no futuro deverão abastecer as cidades do Distrito Federal. Engloba os parques Saburo Onoyama, Três Meninas, Boca da Mata e Cortado.

A ArieJK integra o Núcleo Rural de Taguatinga, concebido no planejamento original de Lucio Costa como parte do Cinturão Verde para abastecimento de Brasília. Dentro da Área, as nascentes dos córregos Cortado e Taguatinga se juntam com outros cursos d’água e deságuam na barragem do Rio Corumbá, futura fonte de abastecimento do DF. De lá, prosseguem para as bacias dos rios Parnaíba e Paraná. O Sítio Geranium está dentro desta Arie e trabalha diariamente para manter o local preservado.

Geranium na imprensa

Confira um pouco das entrevistas e matérias jornalísticas que divulgam nosso trabalho.

ONG Mão na Terra

A Mão na Terra é uma organização não governamental sem fins lucrativos, dedicada a promover a defesa, a preservação e a conservação do meio ambiente por meio da educação ambiental, com a intenção de contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

Parceira do Sítio Geranium desde 2004, nos orgulhamos de fazer parte dessa ONG que leva nossa semente às escolas públicas de Samambaia.

www.maonaterra.com.br

Sala Verde Mão na Terra

A Sala Verde Mão na Terra é um espaço de pesquisa, formação e informação ambiental no Sítio Geranium. O local foi inaugurado em 22 de março de 2007, no Dia Mundial da Água. A proposta faz parte de um projeto nacional da Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que conta com mais de 360 unidades em todo o país e um acervo com mais de 1.000 publicações, entre livros, revistas e cartilhas com conteúdos sobre ecologia, fitoterapia e educação.Referência na região, a Sala Verde Mão na Terra e o Sítio Geranium atuam em sintonia e se fortalecem reciprocamente como um ambiente de encontro, reflexão e construção socioambiental.

Parceiros

Agradecimentos