Orgânicos

Feira Orgânica & Viveiro

Orgânicos

O Sitio Geranium é referência no DF e no Brasil pelo pioneirismo no estudo e aplicação de hortas agroecológicas. A produção orgânica do Sítio varia de acordo com a época do ano, priorizando as hortaliças, legumes e frutas que se desenvolvem em cada estação. Por isso, nem sempre todos os vegetais indicados abaixo estarão em produção e disponíveis para compra. Entre os produtos que vendemos, estão:

Olerícolas (hortaliças): abobrinha, acelga, agrião, alface americana, alface crespa, alface lisa, alface mimosa, alface roxa, alho poro, aspargos, batata inglesa, beterraba, brócolis comum, brócolis japonês, cebola, cebolinha, cenoura, chicória, chuchu, coentro, morango, mostarda, pimentão, quiabo, rabanete, rúcula, salsa, taioba, tomate, tomatinho, cebolinha, hortelã, manjericão, capuxinha, coentro.

Frutíferas: abacate, abacaxi, acerola, banana, maçã, banana nanica, banana ouro, café, figo, goiaba, graviola, jabuticaba, laranja baia, laranja lima, laranja pera, limão taiti, limão china, manga palmer, pokan.

Estamos nos seguintes locais:
Feiras da AGE:
315 norte todas as quartas e sábados das 6h às 12h.
309 sul e 303 norte todos os sábados das 6h às 12h.
Feiras do Agro orgânica: CEASA, Sobradinho, Lago norte, Emater, Ibram.
Todas as quartas e sábados das 6h as 12

Bioloja

A Bioloja do Sítio Geranium fica aberta às terças e sextas,
das 8h30 às 15h30. Entrada Gratuita.

Viveiro: Cultivo e venda de plantas medicinais e mudas de árvores nativas

O Viveiro educador do Sítio Geranium é um espaço de produção de mudas de espécies nativas e de ervas medicinais onde, além da produção de mudas, desenvolvem-se de forma intencional, processos que buscam ampliar as possibilidades de construção de conhecimento. Além disso, exercita-se com os visitantes, em seus procedimentos e práticas, reflexões que tragam o olhar crítico sobre questões relevantes para a Educação Ambiental. Desta forma, o viveiro se torna um espaço de aprendizagem, para a formação de pessoas que interagem com ele.

Ervas medicinais e aromáticas: abre-caminhos, açafrão, alecrim, alfavaca, alfazema, anador, arruda, veloz, babosa, bálsamo, boldo do Chile, cânfora, capim santo, dedo de moça, erva-cidreira, erva-doce, guaco, guiné, hortelã, lavanda, levante, malagueta, malva, malva rosa, mangerona, manjericão, capuxinha, carqueja, cavalinha, cebolinha, citronela, coentro, confrei, mastruz, menta, mil-folhas, mirra, orégano, patchouli, poejo.

Mudas de árvores nativas: abre-caminhos, açafrão, alecrim, alfavaca, alfazema, anador, arruda, veloz, babosa, bálsamo, boldo do Chile, cânfora, capim santo, dedo de moça, erva-cidreira, erva-doce, guaco, guiné, hortelã, lavanda, levante, malagueta, malva, malva rosa, mangerona, manjericão, capuxinha, carqueja, cavalinha, cebolinha, citronela, coentro, confrei, mastruz, menta, mil-folhas, mirra, orégano, patchouli, poejo.

Permacultura e Agroecologia

As atividades do Sítio Geranium contam com duas grandes aliadas: a Permacultura e a Agroecologia. Essas duas ciências nos auxiliam no processo de construção e difusão de uma cultura sustentável, tanto nos trabalhos cotidianos de manutenção do Sítio como nas atividades ECOpedagógicas para o público externo.

Agroecologia
A Agroecologia surge a partir da insatisfação de agricultores e pesquisadores que compreendem os impactos ambientais de um sistema de produção que utiliza práticas que degradam a terra, poluem o solo e a água. Ela é composta de um conjunto de conhecimentos, técnicas e saberes que incorporam princípios ecológicos e valores culturais às práticas agrícolas.

Permacultura
A permacultura é a cultura da permanência. A partir da observação do meio ambiente, a elaboração de um design permacultural busca implantar e manter sistemas e ecossistemas produtivos que conservem a diversidade, a resistência e o equilíbrio dinâmico existente na natureza. O método foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70, em resposta a um modelo de produção e ocupação humana que já causava fortes impactos ambientais. De acordo com Mollison, essa ciência trabalha com o planejamento e execução de ocupações humanas sustentáveis, unindo práticas ancestrais a modernos conhecimentos de áreas como ciências agrárias, engenharia, arquitetura e ciências sociais.

Algumas tecnologias utilizadas na permacultura são: super adobe; sanitário compostável (banheiro seco); captação de água da chuva; minhocário etc.

Alimentos orgânicos
Os alimentos orgânicos são mais seguros para o consumo e para o meio ambiente. Eles são produzidos sem a utilização de agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgênicas. Mais saudável e saboroso, o alimento orgânico possui maior diversidade de vitaminas e sais minerais. Essas características provêm do manejo diferenciado que é dado às plantas e ao bem-estar dos animais presentes num ecossistema agroecológico – base da produção orgânica.

Um sistema orgânico está firmado na responsabilidade social e em princípios da agroecologia: uso saudável e responsável do solo, da água e do ar. As propriedades que fazem esse cultivo buscam integrar e diversificar as espécies vegetais e animais, criando ecossistemas mais equilibrados e que ajudam a manter a biodiversidade. Dessa forma, a produção orgânica reduz as formas de contaminação e desperdício, dá origem a alimentos de melhor qualidade e contribui para o desenvolvimento sustentável.

Quero receber mais informações.
Descontos especiais para contratos
fechados no mês de abril!

Agradecemos seu solicitação, entraremos em contato por email/telefone com mais detalhes!

Alguma coisa deu errado ao enviar seus dados, sugerimos que encaminhe um email para contato@sitiogeranium.com.br.